Descrição
Há dizeres que são bastante familiares e compõe o cotidiano de quem se dedica a estudar e pesquisar na área da Educação. Deparei-me com Precisamos de professores! Valorização dos professores! espalhados em cartazes e outdoors de cidades do Centro e do Norte de Portugal, enquanto terminava de escrever este texto. Estive, nestes dias chuvosos e frios do final do ano, visitando colegas, professores e pesquisadores das Universidade de Aveiro, Universidade do Porto e Universidade do Minho e pude perceber situações bem parecidas com as brasileiras: falta de professores e luta pela
valorização da categoria.
Ao apresentarem os seus contextos, os colegas das universidades portuguesas relataram o desinteresse e a baixa procura pelos cursos de formação de professores e elencaram as ações e os esforços para reverterem este quadro. Nas minhas contribuições ao grupo, pude endossar as necessidades apresentadas por eles.
Na pauta da formação de novos professores, está a grande indagação: por que as pessoas não querem se tornar professores? O que precisamos ensinar aos que buscam a formação, mas não escolhem ser professores? Ao longo da história da educação e da formação docente nos deparamos com discussões sobre como as questões sociais, econômicas e culturais interferiram e ainda interferem na escolha da
carreira docente especialmente nas áreas específicas.
Em outubro de 2023, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) publicou uma matéria na qual destacou que seriam “necessários 44 milhões de docentes adicionais em todo o mundo para alcançar a educação básica universal até 2030, quando se encerra o prazo dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU” (DN, 2023). No Brasil, a estimativa é que o déficit seja de 230 mil professores até 2040, segundo matéria publicada pela Agência Brasil (2022). Ao déficit de professores, relaciona-se a desvalorização da carreira com baixos salários e condições precárias de trabalho. Deve-se acrescer a esta discussão, as questões relacionadas à gestão da educação, em todas as instâncias, desde as políticas de educação e de formação docente até a gestão de processos burocráticos que afetam a rotina dos professores e trazem consequências para o trabalho o docente.
Avaliações
Não há avaliações ainda.