DENISE CRISTINA CAMILO DE LIMA

Sou Denise Cristina Camilo de Lima. Minha história como um novo ser no mundo teve o seu início no dia 11 do mês de março do ano de 1967. Nesse tempo, era uma prática normal as terem os seus filhos em casa com a ajuda de uma parteira, e comigo não foi diferente, nasci em uma casa simples na cidade de Inhumas – GO. Neste mesmo endereço, cenário de uma história de vida com muitas alegrias e tristezas, passei minha infância, adolescência e vida adulta. A primeira fase de vida com muitas brincadeiras e não muito incentivo à prática da leitura literária foi interrompido aos 11 anos com a minha inserção no mundo do trabalho em período integral e estudo no turno noturno. Casei com 19 anos, tive dois filhos e fiquei viúva com 29 anos. Neste mesmo ano ingressei na profissão docente e no curso superior de Pedagogia na UFG. Nos anos subsequentes, perdi meus pais, mas tive forças para continuar me capacitando, me especializei em Docência Superior, Educação Inclusiva, Educação para Diversidade e Cidadania, Gestão Educacional e Psicopedagogia. E agora estou concluindo o Mestrado em Ensino na Educação Básica, no CEPAE da UFG. Sou professora na rede municipal e estadual de ensino e busco contribuir com a melhoria da qualidade na Educação Básica, ao acreditar no poder das narrativas infantis no processo de ensino e aprendizagem das nossas crianças, contributo para a formação de leitores literários e a constituição de sujeitos emancipados e mais humanizados, consequentemente, com melhores condições de viverem "dialeticamente os problemas", nesse nossa sociedade em transformação, como bem afirma Candido (1995, p. 243). Coautora: Célia Sebastiana Silva. É a orientadora da Denise Cristina Camilo de Lima e teve especial afeição por esse trabalho pela relevância de ele ter tido como público-alvo crianças dos anos iniciais de uma escola pública e como objeto a formação do leitor literário na escola. Possui doutorado em Literatura pela UNB; mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás; especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), graduação em Letras pela UEG- GOIÁS (1991) e em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1996). É professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da UFG desde 2009 e atua da educação básica à pós-graduação. Atua no PPGEEB-CEPAE, orientando, principalmente, projetos voltados para a área de ensino de literatura e de formação do leitor literário na educação básica. Coordena o projeto de pesquisa Leitura literária e formação de leitores na educação básica e projetos de extensão como o PIPOESIA e o TRAPPO – VOZ E POESIA.