Descrição
Foi reconhecendo a importância da discussão sobre EA, a partir das letras de um cantor/compositor popular, e considerando que essa é uma questão ainda pouco estudada dentro da academia, que realizamos o presente estudo. Assim, com essas reminiscências, mesmo que apresentem limites, surge a pergunta: Como as letras das canções de Antônio Baiano discutem as causas ambientais, e qual seu potencial na formação de professores da Educação do Campo? Essa pergunta conduziu ao objetivo geral: analisar o conteúdo e as potencialidades das canções de Antônio Baiano, na promoção de Educação Ambiental na Formação de Professores da Educação do Campo, habilitação em Ciências
da Natureza.
Assim, objetivos específicos foram: Identificar os conteúdos de Educação Ambiental presentes nas canções de Antônio Baiano; Avaliar as potencialidades das canções de Antônio Baiano para o processo de
ensino-aprendizagem da Educação Ambiental na formação de professores de Ciências da Natureza; Escrever a biografia de Antônio Baiano e suas relações com as causas camponesas, sociais e ambientais; Identificar as formas e as potencialidades da utilização de canções populares no processo de ensino-aprendizagem da Educação Ambiental na formação de professores de Ciências da Natureza.
Os referenciais teóricos foram construídos com base nos estudos do materialismo histórico dialético, Educação Ambiental, movimentos sociais, alienação, luta por terra, paradigma ecológico, análise do
discurso, dentre outros. Valendo-nos, entre outros autores, de Marx (1996), Arroyo (2014), Freire (1987), Loureiro (2003) Capra (1996), Lowy (2013), Konder (2008), além da legislação brasileira sobre Educação Ambiental.
Download gratuito deste livro através do link: a-educação-ambiental-em-foco_ebook
Avaliações
Não há avaliações ainda.