A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO DIALÓGICO NA TRILOGIA DIVERGENTE DE VERONICA ROTH

Compartilhe

Descrição

A pesquisa apresentada neste livro desenvolve-se a partir dos estudos dialógicos da linguagem de Bakhtin e do
Círculo para a leitura analítica das obras literárias da trilogia Divergente. Ela teve sua origem nas discussões e reflexões
realizadas no ano de 2016, para a escrita e defesa do artigo que correspondeu ao Trabalho de Conclusão de Curso, na
graduação do curso Letras Português da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Além disso, ela pertence
a um projeto maior, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Grenissa Bonvino Stafuzza, com vistas a estudar a potencialidade teórica das concepções oriundas da filosofia da linguagem de Bakhtin e do Círculo para análise de discursos verbovocovisuais, sendo, neste caso, voltado para o estudo do enunciado.
A justificativa deste trabalho se dá em três perspectivas, a saber: a acadêmica, a filosófica e a social. Pelo viés acadêmico, a pesquisa se efetiva na medida em que propõe a explorar o enunciado e sua constituição dialógica no funcionamento da linguagem a partir do gênero discursivo romance. Assim, ao focar na constituição identitária do sujeito na trilogia Divergente, entende-se que ele, tecido e tecelão da linguagem, é construído socialmente pelos diálogos, embates
e ideologias que perpassam os enunciados.
No âmbito filosófico, especialmente, no que tange à filosofia da linguagem, o motivo se evidencia pelo fato de que esta área de investigação não se restringe, única e exclusivamente, à análise da inter-relação entre a linguagem e o pensamento. Entretanto, ela preocupa-se com “o papel constitutivo da linguagem, da palavra e da fala às diferentes formas de discurso, à cognição e às estruturas da consciência e do conhecimento” (STIÉPIN E SEMÍGUIN, 2010, p. 238, apud GRILLO, 2017, p. 12, tradução e grifos da autora). Daí, observa-se a importância desta área de conhecimento para e neste estudo, pois as discussões filosóficas proporcionam um entendimento mais amplo e consistente dos fundamentos da
natureza e das finalidades de análise da linguagem. E, atentando-se para o atual contexto da Educação Básica brasileira, o estudo justifica-se socialmente por colaborar na inserção de crianças e jovens no mundo da leitura de obras literárias canonizadas e não canonizadas, bem como na formação de leitores autônomos, reflexivos e críticos quanto aos assuntos identitários, ideológicos, éticos, políticos, culturais, econômicos, dentre outros. Além de apresentar para eles outras percepções de leitura das obras literárias, como: a construção do sujeito a partir das vozes sociais que dialogam em um determinado espaço-tempo-sentido organizado pelo gênero do discurso, em particular, o romance.

Autor: CAIRO JOSEPH DOS SANTOS FERREIRA

 

O e-book deste livro está disponível gratuitamente pelo link: aConstituicao_ebook

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO DIALÓGICO NA TRILOGIA DIVERGENTE DE VERONICA ROTH”
No more offers for this product!