EXPERIENCIANDO A PESQUISA NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM

Compartilhe

Descrição

Este e-book está disponível gratuitamente pelo link: experienciando_ebook

O texto que abre este e-book, de autoria de Carlos Roberto Alves Junior, cujo capítulo se intitula “Minhas primeiras experiências como professor de Língua Inglesa: uma pesquisa narrativa no PIBID em Catalão – Goiás” está ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa na perspectiva de Clandinin (2020) e tem por objetivo narrar as histórias das experiências vivenciadas pelo autor enquanto professor pré-serviço durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma instituição de educação básica em Catalão, no interior do estado de Goiás. O autor conclui que é necessária a realização de mais pesquisas sobre o PIBID para investigar a formação de professores de línguas e a construção de identidades, levando em consideração principalmente a ética relacional construída entre pesquisadores, professores em serviço, alunos da escola e da universidade.

Júlio César Albuquerque da Rocha em “Dos discursos ao dispositivo de fake news, em ‘Os últimos dias da humanidade’, de Karl Kraus” promove reflexões sobre a possibilidade de pensar o porquê de as práticas de fake news serem recorrentes na história e ganharem visibilidade na sociedade como “verdades”, quando, efetivamente, não têm compromisso com os fatos, visto que surgem com propósitos específicos. Tendo os Estudos Discursivos Foucaultianos como norte teórico-metodológico, o autor visa traçar as regularidades nas práticas discursivas e não-discursivas que possibilitam a produção das fake news, mesmo que em diferentes momentos históricos. Ao fim, Júlio César conclui que as fake news não são acontecimentos restritos à atualidade, mas perpassam nossa história e estão sempre a retornar em novas práticas discursivas, com novas roupagens e materialidades específicas. Sendo assim, mesmo que a terminologia seja recente, sua prática não se restringe à nossa atualidade, e engloba discursos, instituições, o dito e o não-dito, enunciados imagéticos e midiáticos, sujeitos, relações de poder, etc.

O terceiro capítulo “Poetizando o corpo: o erotismo em estado de libido, de Carmen Faustino” é escrito por Kézia Viana da Silva e tem por objetivo contemplar a representação  da mulher negra, sob o signo do erotismo, nos poemas da escritora Carmen Faustino, autora essa atuante em projetos culturais nas periferias de São Paulo e com trabalhos voltados à valorização da mulher negra e da Literatura de autoria feminina negra. Ao longo de seu texto, a autora expõe o diálogo das questões voltadas ao corpo, por meio de marcadores corpóreos (forma e tipo) em paralelo aos aspectos subjetivos que esse corpo aciona, sobretudo, quando o eu-lírico afirma essa identidade negra como algo dotado de positividade. Como conclusão, Kézia Viana indica que a voz poética feminina reivindica a emancipação do seu corpo, bem como o agenciamento de seu desejo ao apresentar um eu enunciador que afirma sua identidade negra, que denuncia os processos de coisificação condicionados pelo racismo, além de ressignificar de forma positiva os símbolos associados a mulher negra.

Leonardo Coutinho dos Santos e Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida, autores do capítulo “Representações de ‘coração’ nos quatro evangelhos: uma análise de transitividade”, têm como objetivo, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994), investigar os modos pelos quais a versão da Bíblia traduzida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (2012) se apropria da palavra “coração” para se referir ao indivíduo e a seu comportamento na esfera discursiva cristã, tomando como recorte, mais especificamente, os quatro evangelhos. Neste texto, os autores discutem como a visão cardiocêntrica de Aristóteles perdura nos evangelhos e também de como a vitalidade humana refere-se ao coração como racionalidade entremeada ao discurso religioso, constituindo uma trama de representações em tentativas de interpretação do mundo.

No capítulo “Perspectivas teórico-metodológicas no ensino de Língua Portuguesa: análise de um plano de aula elaborado em meados de 1980”, Micheline Matutino Carneiro e Vanessa Regina Duarte Xavier, autoras do texto, partem de um questionamento sobre a tradição escolar gramatical com relação ao disposto nos  Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998) de Língua Portuguesa chamam de Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua com vistas a  analisar as semelhanças e divergências entre um plano de aula escrito em meados de 1980 e a abordagem do mesmo tema em um livro didático atual. Como resultado dessa investigação, Carneiro e Xavier observaram que os avanços na área dos estudos sobre o texto e discursos propiciaram ao docente de Língua Portuguesa perceber que não aprende-se a usar efetivamente a língua, nas mais diversas produções escritas e orais, pela mera exposição a modelos “clássicos” e a sua imitação, mas sobretudo levando o aprendiz a assumir-se como sujeito do seu processo de ensino-aprendizagem, que precisa utilizar com eficiência mecanismos de interação social com o seu grupo, em situações interacionais heterogêneas.

A autora Milena Beatriz Vicente Valentim, cujo capítulo intitulado “A fantasia em tempos de guerra: um estudo sobre as relações de poder presentes no filme ‘O labirinto do fauno’”, traz para este livro a discussão sobre as instâncias sociais do papel da família e da constituição da infância em meio a um cenário de guerra ao abordar como as questões políticas, a exemplo do totalitarismo, e as relações de poder se inscrevem na narrativa fílmica e incidem sobre os corpos dos sujeitos personagens. Para tanto, a autora se inscreve no interior dos Estudos Discursivos Foucaultianos e apresenta resultados os quais evidenciam os efeitos de verdade que produzem os sujeitos em tal obra, bem como também é possível a descrição de como o fantástico se estrutura em meio às relações de poder investigadas na materialidade fílmica.

Por fim, o sétimo e último capítulo desta coletânea, “Analysing the role of language according to Neuroscience and Psychology using Systemic-Functional Linguistics”, de autoria de Welison de Camargo Vieira e Fabíola Sartin Dutra Parreira Almeida, há a investigação sobre como a linguagem é descrita e avaliada em pesquisas nas áreas da Neurociência e da Psicologia com vistas a debater a sua importância para a elaboração do pensamento e da consciência, bem como para estimular o espaço de colaboração da Linguística com outras Ciências. Assim, no escopo da Linguística Sistêmico-Funcional, os autores concluíram que há espaço para crescimento na colaboração entre as pesquisas de diversas áreas e que pode haver benefícios no intercâmbio de conhecimento, considerando tanto as diferenças quanto às similaridades dos campos científicos analisados.

Organizador: Bruno Franceschini

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “EXPERIENCIANDO A PESQUISA NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM”
No more offers for this product!