Descrição
Nesta obra os autores escrevem sobre o ensinar e o aprender; tratam de professores e alunos de todos os níveis, muitos desses autores são professores e pesquisadores em cursos de Ciências Exatas e Naturais. Atuam em uma área extremamente importante, em termos de Teoria e Pesquisa e, ao mesmo tempo, relevante para o ensino na Educação Básica e Superior. Os temas desses estudos e pesquisas representam um desafio para docentes que enfrentam dificuldades relativas ao ensino propriamente dito da Matemática, das Ciências Biológicas, Física e Química e que repercutirão inevitavelmente na formação das futuras gerações: “De que maneira melhorar a eficácia da aprendizagem no Ensino
Fundamental e Médio?”
Além dos aspectos cognitivos, diversos fatores afetivo-motivacionais, comportamentais, sociais e contextuais agem simultaneamente para que os estudantes tenham uma aprendizagem bem sucedida. É notória a preocupação dos pesquisadores em vincular o estudante das licenciaturas às demandas do estudante da Educação Básica, no intuito de atender aos objetivos de formação do Educador, que caracteriza essa modalidade de ensino. Outro ponto importante é a ênfase na qualidade da interação professor-aluno, com o propósito de favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências do estudante universitário como futuro profissional e como ser humano. O leitor terá acesso a investigações realizadas com grande diversidade de opções teóricas e metodológicas e, ao mesmo tempo, terá a oportunidade de conhecer um pouco da multiplicidade das facetas acerca do “fazer pedagógico”, onde professores e estudantes são atores no processo de ensino e da aprendizagem.
Os capítulos desse livro vão além. Desvendam aspectos psicológicos, psicopedagógicos, sociais, psicossociais e culturais ligados ao desenvolvimento e à aprendizagem da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, assim como a subjetividade daquele que estuda em situação de violência e de vulnerabilidade social. Todos esses aspectos são impactantes na interação social dentro da instituição escola, na aprendizagem e nos processos formativos dos cursos de Ensino Básico e Superior. Neste sentido, os diversos capítulos do livro tratam desses temas que representam outros tantos desafios para educadores em geral. Os temas geradores das pesquisas apresentadas interessam, portanto, a pesquisadores e estudiosos da área e a docentes de todos os níveis.
Download gratuito deste livro no link: DOWNLOAD AQUI_Processos Psicopedagogicos no Ensino
Avaliações
Não há avaliações ainda.