Descrição
O agrupamento de discussões sobre alguns aspectos fundamentais para a compreensão da realidade socioambiental e o planejamento de intervenções pedagógicas ou tecnológicas proporcionaram a produção desta obra, reunindo reflexões e relatos de experiências, e destacando, sem dúvida, o “ambiente como foco” da atividade científica. Nos capítulos, é possível acompanhar importantes apontamentos a partir da socialização dos resultados de pesquisas desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), na Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Ao enfatizar questões relativas ao meio ambiente, o livro propõe um diálogo entre dimensões estruturais, conceituais e tecnológicas inerentes à Educação Básica, às noções de sustentabilidade, à formação de professores, à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPTT) e às ciências aplicadas. Disso decorre a relevância da obra; de sua capacidade em agregar diferentes áreas em torno de um objeto comum: o ambiente enquanto meio social, natural e histórico. Essa atitude demonstra a perspicácia e o engajamento dos organizadores ao compilar resultados de efetivo trabalho científico sob diferentes perspectivas em torno de uma temática que se caracteriza por sua complexidade.
A atual conjuntura, resultante do entrelace das complexas relações de ordem política, econômica, cultural e social do mundo moderno, acende um alerta e exige das comunidades científicas olhares cada vez mais atentos e posicionamentos quase que instantâneos frente às constantes ameaças e descréditos atribuídos à ciência. Em consonância, a problemática ambiental contemporânea anuncia a urgência da construção de novos paradigmas e denuncia os efeitos do modo de produção capitalista nas interações humanidade-natureza.
É nesse cenário que se intensifica a necessidade de fortalecer a comunicação entre pesquisadores(as) a partir do compartilhamento de conhecimentos e experiências capazes de compreender problemas estruturais, romper os limites da dicotomia teoria e prática e construir propostas para a superação dos conflitos socioambientais. Como parte integrante e protagonista desse processo, a educação é condição sine qua non para a transformação e superação dos modelos hegemônicos predatórios.
Todavia, historicamente, o campo educacional tem sido atravessado por uma pluralidade de discursos em disputa, com distintas intencionalidades e efeitos que refletem influências variadas que vão desde à articulação do Estado com os interesses de mercado, implicando na submissão das políticas e programas educacionais, à materialização de reivindicações emancipatórias. Nesse sentido, ressalto a relevância de produzir conhecimentos que contribuam com a compreensão e transformação da realidade socioambiental e educacional no Brasil, tal como os que poderão ser apropriados pelos leitores dessa obra.
O livro é produto de uma das iniciativas do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA), do IFG, e constitui-se como importante publicação para a temática “educação e sustentabilidade” no âmbito da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. A abordagem de reflexões acerca da realidade e dos desafios que se apresentam à esfera educacional, no que tange à sustentabilidade, e de estudos que delineiam o campo da Educação Ambiental permite ao leitor uma aproximação com experiências e propostas desenvolvidas a partir da perspectiva crítica de educação. Ao explicitar preocupações com a qualidade de vida, a obra também apresenta resultados de aplicações técnicas na remediação de condições ambientais inadequadas e indica a necessidade, bem como formas de promover o envolvimento do conhecimento científico com as comunidades locais. Por fim, por meio dessa breve apresentação de uma obra densa, convido para se debruçar na leitura deste livro, os interessados em conhecer experiências educacionais com enfoque ambiental e ampliar os conhecimentos sobre a dinâmica socioambiental e suas diferentes conexões, além de refletir sobre os desafios da educação profissional e da formação de professores e as nuances que caracterizam as relações entre educação e sustentabilidade.
Faça o download deste livro gratuitamente através do link: AF_ensino_educação ambiental_e_tecnologias
Avaliações
Não há avaliações ainda.