Descrição
A divulgação científica para educação básica também deve debater qual o papel da escola e do professor. Nas ações desenvolvidas nas escolas com a perspectivas para ter o protagonimo científico do aluno, quais as perguntas frequentes que aparecem nos meus pensamentos: é possível desenvolver projetos de pesquisas no ensino fundamental e médio? Quais as características motivadoras da pesquisa? Qual a relação entre a produção científica e o cotidiano escolar? O papel qual o papel reservado para escola?
Precisamos acreditar e defender que a escola tem que oferecer oportunidades para os aluno e professor permitindo aquisição de novos conhecimentos e novos horizontes. A preocupação de como motivar os estudantes e professores do ensino fundamental e médio, para se aproximarem das atividades científicas tem sido a tônica de grande parte das discussões entre os educadores. Talvez pudéssemos aqui estar falando sobre o letramento científico. Então as autoras Glaucia Maria da Silva, Kevin Robert Hilário Avelino e Laíza Silva Telles (p.234) reforçam neste sentido que: ¨[…]defensores da ideia de que o letramento científico e tecnológico necessário para os cidadãos é aquele que os prepara para uma mudança de atitude pessoal e para um questionamento sobre os rumos de nosso desenvolvimento científico e tecnológico[..].¨
Temos a necessidade de promover estudos de metodologias e estratégias que permitam tornar esta dinâmica mais comum dentro do currículo das escolas, de tal forma que o professor possa perceber que o ambiente propício para desenvolver atividades científicas em seu campo de atuação.
Faça o download deste livro gratuitamente pelo link: 5_Divulgacao cientifica das ciencias da natureza_
Avaliações
Não há avaliações ainda.