Descrição
Eis a natureza do livro que aqui é apresentado: construído por educadores – e, portanto, pesquisadores – esperançosos! Por acreditarem na possibilidade de mudança, por terem o ímpeto de transformar, apresentam alguns resultados da esperança de ver novos contextos sendo constituídos. Certamente, não imaginariam, quando de suas investigações aqui relatadas, que um Novo Normal se colocaria como exigência de novos outros contextos, mas isso em nada diminui a esperança que reafirmam com seus trabalhos voltados aos processos ensino-aprendizagem de Ciências no Ensino Médio.
Os diferentes capítulos apontam para a “reflexão crítica sobre a prática”, considerada por Freire como “exigência da relação Teoria/Prática”. Para tanto, referenciais teórico-metodológicos distintos são apresentados, ampliando possibilidades de refletir criticamente sobre nossas práticas formativas docentes e nas que se desenrolam no âmbito do Ensino Médio.
Os “óculos teórico-metodológicos” oferecidos para a leitura de cada aspecto relatado nos textos cuidadosamente escritos por nossos Colegas de Área ampliam a compreensão sobre demandas e possíveis caminhos de superação, possibilidades de resolução…
Bourdieu, Maton e Berstein, por exemplo, sustentam reflexões sobre o papel das relações na consolidação de práticas sociais escolares e a legitimação do conhecimento, no âmbito do ensino-aprendizagem de Ciências. Japiassu, Gadotti, Santomé, Fazenda, entre outros, auxiliam a “enxergar” criticamente processos que visam à Interdisciplinaridade no âmbito da sala de aula. Vygotsky contribui para a leitura de processos investigativos, reiterando-se o papel das Atividades Experimentais em sala de aula, papel que é tratado por pesquisadores de várias Instituições, devidamente citados e ressaltados na construção das reflexões apresentadas.
Faça o download deste livro gratuitamente pelo link: ebook_Saberes e vivencias em Ciencias da Natureza no Ensino Medio com capa
Avaliações
Não há avaliações ainda.