Descrição
O livro reúne resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Iniciação Científica (IC) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), mais especificamente no contexto do Departamento de Educação do Campus XI, Serrinha e de demais estudos realizados por estudantes e pesquisadores de grupos de pesquisas parceiros.
Pautada no cuidado ético para/no desenvolvimento de pesquisas, neste caso, realizadas por estudantes da IC em colaboração com professores universitários em seus diferentes campos de atuação e aprofundamentos científicos, a obra desnuda a gestão escolar sob a ótica de seus autores acerca de conceitos, condições, características e implicações da política de municípios da região sisaleira baiana frente a estruturação de suas organizações locais. Tais aspectos são problematizados sem prescindir do rigor teórico concernente a cada objeto de estudo apresentado, bem como intercalado por um consubstanciado levantamento de dados e os percursos metodológicos de cada investigação compartilhada.
O livro está dividido em duas partes. Na primeira ASPECTOS DA GESTÃO ESCOLAR EM MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DO SISAL há uma abertura, convite à saída da visão ensimesmada sobre gestão escolar para ampliá-la sob o ponto de vista da diversidade subjacente à realidade investigada em diferentes municípios. Podem ser lidos em separado, embora não se contraponham, tampouco se excluam. No decurso das páginas apresentadas, de modo gradual e complementar, a II PARTE apresenta as APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS SOBRE GESTÃO ESCOLAR, em que são compartilhados três estudos cuja a aderência justifica-se pelo seu caráter acadêmico e conceitual.