Descrição
O estudo aqui exposto, foi fruto de pesquisa iniciada como mestranda no programa de Pós- Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP). Mestrado Profissional, realizado na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Cora Coralina, na Cidade de Goiás.
Contudo, o interesse pela temática aqui abordada, acerca da História e do Patrimônio Cultural monte-belense advém desde o início da atuação como professora efetiva na rede municipal de ensino de São Luís de Montes Belos. A partir da qual, foi possível perceber a necessidade de um material didático local que abarcasse tais discussões. Assim, este livro objetiva buscar maior reflexão acerca da história, da memória e do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos, mediante o levantamento dos bens culturais desta localidade.
O material foi elaborado visando atender à demanda, tanto de professores quanto de alunos, no que se refere às informações sobre a história e as referências culturais monte-belenses. Portanto, a intenção desta obra é, fornecer aos educadores um suporte didático para o desenvolvimento de ações de educação patrimonial que possibilitem aos alunos perceberem e identificarem elementos da trajetória histórica e cultural do município de São Luís de Montes Belos-Go. Ao compreender verdadeiramente o que é patrimônio cultural e sua relevância para a sociedade, da qual faz parte, o educando automaticamente se perceberá um sujeito histórico que deve zelar pela preservação de suas referências culturais, pois estas fazem parte de sua memória, e memória é história.
Considerar a preservação do patrimônio cultural como uma questão identitária implica reconhecer que, como cidadãos, temos o direito à memória, mas também temos o dever de contribuir para a manutenção rico e valioso acervo cultural de nosso país. Para tal, serão apresentados os principais instrumentos de proteção do patrimônio criados pelos IPHAN (tombamento, registro e inventário), no intuito de corroborar para uma maior reflexão dos sujeitos em relação à valorização do patrimônio local.
A proposta deste livro é instigar no leitor, a compreensão do papel de cada sujeito em relação ao patrimônio cultural da localidade onde está inserido. Da mesma forma, propõe discutir a relevância de ações de educação patrimonial na salvaguarda do mesmo, apresentando possibilidades reais de ações educativas junto aos alunos visando à valorização e à preservação dos bens culturais existentes no município.
A apresentação do inventário cultural da cidade de São Luís de Montes Belos tem como base as fichas de território e categorias previstas nos inventários participativos, a fim de melhor caracterizar e analisar algumas referências culturais existentes no território. Partindo dessa premissa, a proposta visa promover e fortalecer os sentimentos de pertença e consequentemente às práticas e exercício de cidadania.
Avaliações
Não há avaliações ainda.