Descrição
A formação por área (em particular nessa pesquisa em Ciências da Natureza – CN), enquanto condição da organização curricular das escolas do campo, logo também uma condição para formação inicial de educador@s do campo, ou seja, um curso de ensino superior, no qual uma de suas finalidades é a formação docente por área, sob uma perspectiva crítica e emancipatória contrapondo-se ao desenho curricular escolar e acadêmico hegemônico.
Sendo que é evidenciado que a formação por área em CN na LEdoC, assim como em outras áreas está vinculada ao desafio de sua efetivação por meios de um trabalho interdisciplinar; organização curricular por alternância; e uma prática docente multidisciplinar. O que por ora responde e problematiza a questão inicial, pois a realização de tais quesitos argúi as trajetórias formativas e profissionais de um grande número de docentes que atuam no curso, devido suas formações docentes em licenciaturas de campos disciplinares específicos, e até mesmo pela prática escolar vigente vinculada a um currículo organizado por séries/ anos e também disciplinar, os quais acirram a fragmentação entre conhecimentos/saberes e realidade e o enorme descompromisso com a materialidade da vida dos sujeitos do campo.
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