Descrição
Essa obra reúne 19 trabalhos de diversos autores que se debruçam sobre os estudos das Ciências da Natureza, da Educação Popular e Formação de Professores. A maioria dos trabalhos são resultados das pesquisas realizadas durante a realização da Especialização em Educação do Campo promovida pelo programa de formação Escola da Terra Goiás – Formação de Professores e Partilha de Saberes (TerraFor-GO), sob coordenação da UFCAT e financiada pela Secadi-MEC.
A Escola da Terra em Goiás, teve sua primeira edição em 2017/18, com atividades desenvolvidas em diversas comunidades rurais nos municípios polos de Corumbaíba, Cidade de Goiás, Orizona, Monte Alegre e Cavalcante. Em 2020 tivemos nossa segunda edição, finalizada em 2021, nos Polos de Catalão; Luziânia e Piracanjuba. Em continuidade, em 2021 iniciamos a Especialização em Educação do Campo, com realização das aulas em 2022, com polos em Cavalcante, Catalão e Luziânia.
Destaca-se que a importância da Alternância na formação de professores não apenas flexibiliza espaços e tempos, como também busca garantir a interação concreta entre eles. Ou seja, respeitar os vínculos prioritários dos povos tradicionais que se dão entre pessoa- -natureza-trabalho-cultura. Nesta lógica que é emancipatória, ganha solidez e premência a oferta de espaços decoloniais de formação, tais como: a) interação e valorização de saberes populares e científicos; b) possibilidade de vivências e aprendizados teóricos e práticos; c) interação comunidades com a Universidade; d) diminuição da dicotomia rural versus urbano; e) priorizar a construção do conhecimento significativo de forma integral e não disciplinar.
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