UM RECORTE EPISTEMOLÓGICO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR E FORMAS DE REPENSÁ-LA PARA UMA CONSTRUÇÃO EFETIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM

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Descrição

O autor abordou cientificamente o tema, com habilidade, por ser um pesquisador de múltiplas competências, oriundo de suas titulações em universidades, como: UCSAL, UFBA, UFRJ e campus internacionais, acrescido de suas práticas pedagógicas, do conteúdo cognitivo, dinâmicas criativas, em projetos pedagógicos no ensino fundamental, médio em territórios com público alvo diversificado nos contextos sociais, incluindo às suas habilidades de comunicador, tratado de temas como redação e outros afins, em rádios e Tevês com repercussão em concursos e ENEM, e resultados qualitativos
e quantitativos de sucesso.

A tríade de avaliação aqui abordada: Diagnóstico, se subjetivo, cabe ao leitor educador se debruçar com suas premissas de competências correlacionadas aos descritores e no horizonte do aluno acolher o desconhecido cognitivo, capaz de dialogar cada conteúdo com o sujeito, de forma a obter garantias do ensino-aprendizado. Formativa pressupõe um constante retorno ao diagnóstico com reflexões do educador, nas quais alternativas metodológicas sejam oferecidas para motivação do aluno.
Somativa não se apresente isoladamente, ou seja, o quantitativo visto como um sinalizador e o olhar holístico, no diagnóstico e formativo, conduz revisitar conteúdos e métodos transversais nas dinâmicas com o aluno.

O autor oportuniza com esta produção uma fonte de recorrência para profissionais da educação, por certo, estamos diante de uma inovação, sobre o complexo tema.

Informação adicional

Autor

Formato

13×18 cm

Número da edição

1

Acabamento

E-book, Impresso

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